Cultura

Por que Participar?

O plano de cultura é um documento preparado a muitas mãos e em muitas etapas. São meses para cumprir todos os passos. Na construção do plano municipal, muitas pessoas da Prefeitura, da Câmara Municipal e da sociedade civil são envolvidas, mas o resultado é compensador: um documento de planejamento que reúne os anseios da sociedade aos interesses e possibilidades do poder público, facilitando a execução das políticas públicas de cultura.

A formulação e implementação de políticas públicas de cultura pressupõem a interface entre governos e sociedade. Além de explicitar suas expectativas e encaminhar suas demandas, os cidadãos devem assumir corresponsabilidade nas tomadas de decisão, na implementação e avaliação das diretrizes, nos programas e nas ações culturais.

O primeiro passo é compreender o que a sociedade espera desse plano. Além de levar em conta o que se deseja com o plano, é preciso ter uma base técnica para saber se o que se pretende alcançar pode ser de fato realizado. Ou seja, técnicos, gestores e sociedade devem trabalhar juntos nessa construção.

Será preciso, também, contar com um grupo de pessoas que sistematizem e redijam todo o documento do plano no final do processo. O prefeito ou a prefeita, então, enviam esse documento, em formato de projeto de lei, para ser aprovado pela Câmara Municipal. Quando os vereadores o aprovam, o plano vira lei e começa a ser executado.