Cultura

Hábitos Culturais dos Paulistas

A PESQUISA

Hábitos culturais dos paulistas é um projeto que começou a ser desenvolvido a partir de palestras, debates, análise de outras pesquisas e muitas conversas informais sobre cultura. É quase unânime a percepção de que a área carece de instrumentos e ferramentas que ajudem a entender a dinâmica das práticas culturais, da faísca que gera a criação ao comportamento da população em relação à diversidade da produção cultural brasileira.

Quais os gargalos específicos de cada área? Qual o potencial de crescimento de atividades específicas? Como a população se relaciona com a cultura? Que impacto podemos esperar de eventos ou equipamentos culturais? O que afasta o cidadão de teatros e museus? Existem oportunidades inexploradas? Da arte ao entretenimento, as indagações são inúmeras.

Instigada por esses desafios, a JLeiva Cultura & Esporte estruturou uma pesquisa com o objetivo de gerar informações capazes de alimentar o trabalho de diferentes agentes da sociedade que no dia a dia produzem, estudam ou patrocinam a cultura. O formato escolhido foi o de uma pesquisa quantitativa, focada em São Paulo.

Além de consultar os resultados por cidade nos mais de 1.000 gráficos existentes e na base bruta em excel, os interessados no assunto poderão ter acesso ao livro Cultura em SP, que apresenta um resumo geral da pesquisa e textos de quinze pesquisadores, jornalistas e produtores culturais que fizeram uma primeira análise das informações coletadas.

Para conhecer os resultados da pesquisa em Sorocaba acesse o link abaixo e confira:

http://www.jleiva.com.br/pesquisa_sp/cidades.html#sorocaba