Rodas de Conversa – 2º Ciclo

Secult realiza 2º ciclo das Rodas de Conversa sobre Cultura

Sete novos encontros serão realizados com temas que surgiram de forma recorrente na primeira etapa das conversas promovidas no início de outubro.

A Secretaria da Cultura de Sorocaba (Secult) realiza entre os dias 26 de outubro e 5 de novembro, o 2º ciclo de Rodas de Conversa sobre Cultura com 7 novos temas que surgiram de forma recorrente na primeira rodada de conversas promovida no início de outubro. Desta vez, serão promovidas rodas sobre Cultura e Comunicação, no dia 26 de outubro; Diversidade de Crenças, dia 27; Economia da Cultura, dia 28; Cultura e Educação, dia 29; Movimento LGBT, dia 3 de novembro; Patrocínio Cultural, dia 4; e Cultura e Meio Ambiente, dia 5 de novembro. Todas as Rodas iniciarão sempre às 19h e serão realizadas na Biblioteca Infantil Municipal, na Rua da Penha, 673, no Centro.

“O primeiro ciclo das Rodas de Conversa teve uma receptividade muito grande e um resultado extremamente positivo. Tanto os convidados, que participaram no centro das rodas, quanto o público presente, que pôde contribuir com todo o processo, se sentiram respeitados pela oportunidade de serem ouvidos pela primeira vez, e de forma democrática, pelo Poder Público. Neste novo ciclo vamos debater temas que surgiram de forma recorrente nas primeiras rodas e outros que darão voz a áreas que não foram contempladas na primeira etapa”, ressalta a secretária da Cultura, Jaqueline Gomes da Silva. A partir de 2016, as Rodas de Conversa sobre Cultura passam a integrar a programação de atividades do Núcleo de Formação Cultural e acontecerão cotidianamente, ao longo do ano.

A primeira Roda, de Cultura e Comunicação, na segunda-feira, dia 26, terá a participação dos jornalistas Djalma Luiz Benette (Blog O Deda Questão), Juliana Simonetti (Jornal Cruzeiro do Sul), Maria Helena Amorim (Jornal Cruzeiro FM), Jota Abreu (TV Sorocaba – SBT), Marcel Scinocca (Jornal Z Norte), Flávia Toledo (Rádio Cultural FM) e Marcel Stefano (Diretor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Sorocaba). Os integrantes das demais Rodas estão sendo confirmados pela equipe da Secult e serão divulgados diariamente nas redes sociais e site da Secretaria da Cultura (cultura.sorocaba.sp.gov.br).

Objetivos

O objetivo das conversas é recordar o contexto histórico de cada área, qual seu divisor de águas, qual o seu legado, a cena contemporânea e um vislumbre do futuro, como forma de realizar um registro qualitativo da Cultura em Sorocaba. Os temas, bem como os participantes de cada roda, foram definidos pela equipe técnica da Secretaria da Cultura, a partir de indicações dos representantes das áreas. Na primeira fase foram realizadas, entre 1º e 19 de outubro, as rodas de Cultura Popular, O que é Cultura, Artes Visuais, Arte Urbana, Artes Cênicas – Dança, Artes Cênicas –Teatro, Artes Cênicas – Circo, Movimento Negro, Música Erudita e Instrumental, Música – Cena Contemporânea, Música Brasileira, Patrimônio Histórico e Cultural, Literatura e Audiovisual.

As Rodas de Conversa são todas gravadas e os registros arquivados em versões integrais, e com recortes, que farão parte do Sistema de Informações e Indicadores Culturais. Este sistema é o conjunto de instrumentos de coleta, organização, análise e armazenamento de dados a respeito da realidade cultural do município. A partir dos dados que serão levantados, qualitativos e quantitativos, a Secult alimentará os indicadores que sinalizarão as ações e estratégias que serão definidas na Conferência de Cultura para o Plano Municipal de Cultura.

Além das Rodas de Conversa, a Secult também fará o levantamento qualitativo de dados por meio da gravação de vídeos individuais, com diversos personagens importantes da cena cultural sorocabana e pelo registro textos, que serão escritos por colaboradores das áreas da cultura. O levantamento quantitativo dos dados será feito por meio da plataforma do Mapeamento Cultural de Sorocaba (cultura.sorocaba.sp.gov.br/mapeamento) que já está no ar.  Após o levantamento de dados, a Secult realizará a 5ª Conferência Municipal de Cultura, com reuniões setoriais e discussões territoriais sobre a cultura no município. Na Conferência serão traçadas as diretrizes que farão parte do Plano Municipal de Cultura, documento que será elaborado pela Secult e pelo Conselho Municipal de Política Cultural, delineando as ações e metas para a área pelos próximos 10 anos.

Mais informações sobre as Rodas de Conversa podem ser obtidas pelo telefone 3212-7082 ou pelo e-mail secult@sorocaba.sp.gov.br.