Cultura

Parque dos Espanhóis

Inaugurado em 12 de outubro de 2008, o Parque dos Espanhóis recebeu este nome em homenagem aos imigrantes espanhóis que são maioria no bairro. Teve seu uso regulamentado pela Lei n° 16.623/2009, onde a Administração do Parque ficou a cargo da Secretaria de Cultura, tendo sido implantada também uma base da Guarda Civil Municipal 24hs.

Com aproximadamente 5.000 m², o parque comporta pista de caminhada, academia ao ar livre, parque infantil, quadra poliesportiva, campo de futebol, palco externo para eventos e salão/auditório, com iluminação artística e som.

O Parque do Espanhóis abriga o Polo Regional do Projeto Guri em Sorocaba e o Centro de Orientação e Educação Social COESO:

  • Polo Regional do Projeto Guri em, Atualmente estão com 723 alunos nesse polo, com os cursos de canto coral e Instrumentos. Amigos do Guri é uma organização social de cultura criada em 1997, que administra o Projeto Guri – programa de  educação musical que oferece, nos períodos de contra turno escolar, cursos de canto coral, instrumentos de cordas  dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclados, percussão e iniciação musical para a crianças e adolescentes.

 

  • O Centro de Orientação e Educação Social COESO, fundado em 9 de maio de 2000, o COESO – Centro de Orientação e Educação Social iniciou suas atividades com o objetivo de atingir os segmento de educação, cultura e lazer. Iniciou com a Creche Semeadores do Amanhã, visando ao atendimento de 20 crianças de 3 meses a 4 anos, residentes no bairro Vila Nova Sorocaba. Atualmente, conta com um total de 60 crianças. Nesse Projeto no Parque, são ministradas aulas de artesanato e teatro.