Cultura

CEU das Artes – Laranjeiras

Rua Washington Pensa, s/nº

Parque das Laranjeiras – Sorocaba.

CEU – Centros de Artes e Esportes Unificados

Os CEU – Centros de Artes e Esportes Unificados – integram num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio assistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, promovendo a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. Por meio da parceria entre Governo Federal e municípios.

O CEU de Sorocaba é um dos 357 inaugurados nas cinco regiões do país.

O CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados no Parque das Laranjeiras é esperado pelos munícipes daquela região, onde realizará atividades para todas as idades com projetos desenvolvidos pelas Secretarias de Cultura, Esportes e Desenvolvimento Social.

A implantação do espaço teve início em agosto de 2013 e contou com recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O investimento foi de R$ 3,5 milhões. “Este novo espaço vai oferecer mais qualidade de vida aos moradores da região do Parque das Laranjeiras. Será uma grande conquista para toda a comunidade da Zona Norte de Sorocaba”, destaca a vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi.

Com uma área de sete mil metros quadrados, a unidade conta com salas de atividades/multiuso; biblioteca com telecentro (Centro de Inclusão Digital); cineteatro com 130 lugares; e Praça de Esportes com pista de skate, quadra poliesportiva, playground, equipamentos de ginástica e pista de caminhada.

O CEU das Artes também abriga o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que já existia no Parque das Laranjeiras atendendo cerca de quinze mil famílias da região, e apenas foi transferido para o Centro de Artes e Esportes Unificados em setembro deste ano. O atendimento na unidade é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com uma equipe formada por dois assistentes sociais, um psicólogo e um coordenador, além de quatro técnicos de nível médio: dois agentes sociais e dois técnicos administrativos.