Cultura

Acervos

ACERVO RENATO SÊNECA DE SÁ FLEURY

Patrono da Biblioteca Infantil. O Acervo Fleury (1895-1980) é composto de pouco mais de 253 itens entre livros, revistas, manuscritos e artigos deste escritor e educador sorocabano, pioneiro da literatura infantil brasileira.

ACERVO WALDEMAR IGLESIAS FERNANDES

Reúne toda a biblioteca particular do escritor, cinéfilo e folclorista Waldemar Iglesias Fernandes (1929-1998). O acervo é composto de 3.645 livros, além de expressiva coleção de revistas, manuscritos, encartes, programas, fotografias, cartazes de cinema, fitas de VHS e objetos pessoais. Todo mês de janeiro, a Biblioteca realiza a Semana Waldemar Iglesias, abordando diferentes aspectos da vida e da obra deste escritor.

ACERVO BENEDITO CLETO

Biblioteca particular do escritor, professor e folclorista Benedito Cleto (1906-1998), com pouco mais de 1.204 mil livros, 670 artigos, manuscritos, objetos e fotografias. No mês de agosto é comemorada a Semana do Folclore Benedito Cleto, abordando a vida e a obra do escritor e aspectos da cultura tradicional brasileira.

ACERVO ROGICH VIEIRA

Acervo histórico de 234 livros, manuscritos, artigos e todo o fichário histórico do fotógrafo, historiador e paleógrafo sorocabano Porphirio Rogich Vieira (1929-2001). É um dos acervos mais importantes sobre a História de Sorocaba reunidos na Biblioteca Infantil. Durante o mês de janeiro é realizada a Semana Rogich Vieira, destacando a vida e a obra deste historiador.

ACERVO CARLOS CASTELHANO

Figuras e objetos produzidos em cera de abelha pelo artista plástico votorantinense Carlos Castelhano. São pouco mais de 230 objetos de grande qualidade técnica que se encontram preservados pela Infantil. Periodicamente, essas peças são expostas e o trabalho do artista divulgado.