Cultura

O Barracão

Em atividade como espaço destinado exclusivamente às artes e à cultura desde abril de 2013, o Barracão Cultural está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, nº 330, no Centro, ao lado da Estação Ferroviária da Sorocaba.

O local, que hoje é palco para oficinas, cursos, workshops, ensaios, performances, festivais e as mais variadas manifestações artísticas e culturais, já abrigou o Setor de Bagagens da Estação Ferroviária de Sorocaba.

Em 2014, recebeu parte da mostra do festival Frestas, a Trienal de Artes do SESC SP, que reuniu obras de 90 artistas e ampla programação voltada às artes visuais em Sorocaba, e o 1º Festival CorpoChaos das Artes do Corpo.

Em 2015, teve sua parte interna revitalizada para sediar os cursos de Iniciação Artística, além de oficinas, palestras e workshops da programação do Núcleo de Formação Cultural de Sorocaba.

Em 2016, além de várias atividades e espetáculos, aconteceu a exposição “Todos Podem Ser Frida”, projeto autoral idealizado pela jovem fotógrafa Camila Fontenele de Miranda. A exposição foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e o programa de itinerância de exposições do Museu da Diversidade Sexual em São Paulo.

O prédio, com construção posterior a da Estação Ferroviária de Sorocaba (inaugurada em 1875), está nos projetos de estudo para tombamento histórico pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico (CMDP) de Sorocaba e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) do Estado de São Paulo.