O Programa
Visando articular agentes e projetos culturais, sugerir maneiras de aproveitar a cidade, propor novos usos para os espaços públicos e emancipar a comunidade no cuidado com a cidade, o programa “Viva A Cultura”, parte da ideia de uma política cultural e ambiental firmada na hipótese da centralidade da cultura para as políticas públicas e que tenha como fundamento a busca da participação ativa da sociedade de soluções culturais inovadoras para a vida em comum na cidade. Neste contexto, a cidade e os espaços locais, são vistos como ambientes privilegiados da elaboração cultural em constante evolução, constituídos em âmbitos de diversidade criativa e de lócus para prática cidadã.
A cidade pode ser concebida como o lugar privilegiado, onde as políticas públicas locais podem fomentar a diversidade e a pluralidade, uma vez que possibilita a convivência das mais diversas formas de expressão. Neste sentido, a participação na vida cultural e ambiental passa a ser uma esfera pública fundamental, relacionando o âmbito local e o global, a memória e a inovação, num debate criativo e dinâmico.
O diálogo entre identidade e diversidade, indivíduo e coletividade, revela-se como uma ferramenta necessária para garantir tanto a cidadania cultural e ambiental, como a sobrevivência da diversidade e do desenvolvimento cultural e ambiental. Uma simbiose íntima entre cultura, ambiente e a cidade precisa ser formulada, de tal forma, a estimular a capacidade criativa dos territórios, num processo que leve a reinvenção do cotidiano e das relações de pertencimento, de construção de conhecimento, convivência e proximidade.
JUSTIFICATIVA
A necessidade de implementar ações que tenham como objetivo a descentralização das políticas e dos recursos destinados à área cultural e ambiental, legitimando a ação cidadã, a originalidade criativa dos bairros, favorecendo os setores sociais vulneráveis, defendendo o princípio do direito à cultura, ao meio ambiente sadio e ao conhecimento de todos os cidadãos sem discriminações de nenhum tipo.
OBJETIVO GERAL:
Promover a existência dos espaços públicos da cidade e fomentar o seu uso como lugares culturais de relação e convivência. Apoiando e promovendo, mediante diferentes meios e instrumentos, a manutenção e ampliação dos bens e serviços culturais e ambientais , buscando a garantia de acesso a estes, a ampliação da capacidade criativa e participativa da comunidade, a valorização da diversidade cultural, a busca de novas formas de expressão e experimentação de novas linguagens, a reformulação e a interação das tradições e os mecanismos de gestão cultural que detectem novos movimentos culturais e novos talentos artísticos em todo o seu potencial, bem como a participação da comunidade na definição e execução dos procedimentos ambientais que tenham por meta melhor qualidade de vida.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estimular a criação, o acesso, a formação e a participação da comunidade no desenvolvimento cultural da cidade. Promovendo a inclusão cultural, estimulando as dinâmicas culturais locais e as criações artísticas.
- Promover oportunidades de reunir artistas, forças criativas e ideias não apenas em nossos espaços culturais, mas também em lugares e espaços onde transcorremos nosso dia a dia.
- Transformar os espaços urbanos em estimulo para o convívio e o desenvolvimento cultural;
- Mediar ações culturais fundamentais ou indispensáveis à experiência estética e cultural da cidade;
- Promover modos culturais criativos de relacionamento com os equipamentos e problemas da cidade;
- Incentivar uso, produção e consumo de atividades artísticas locais;
- Desenvolver redes de conexão e aproximação de atividades, pessoas e lugares;
- Estimular a criação de gentilezas urbanas;
- Estimular ações dedicadas á inovação e recriação de espaços públicos e sua funcionalidade;
- Estimular a formação de plateias;
- Fortalecer a autoestima do bairro, estimulando a arte e mobilização da comunidade;
- Promover a continuidade e o desenvolvimento das culturas locais originárias, portadoras de uma relação histórica e interativa com o território;
- Garantir a expressão e a participação das pessoas com culturas procedentes da imigração ou arraigadas originariamente em outros territórios;
- Valorizar e promover áreas destinadas à preservação, recuperação e manutenção do patrimônio ambiental, histórico e artístico da cidade;
- Desenvolver iniciativas educacionais no âmbito da qualificação profissional na área cultural.
- Promover a Importância da cultura como fator de geração de riqueza e desenvolvimento econômico.
PÚBLICO-ALVO
- Comunidade dos bairros e visitantes.
PERFIL DAS ATIVIDADES DA PROGRAMAÇÃO
- TEATRO, DANÇA, MÚSICA, CIRCO E CINEMA