Prêmio “Prof. Flávio Gagliardi de Artes Visuais”


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), abre, nesta sexta-feira (27), inscrições gratuitas para o Prêmio “Prof. Flávio Gagliardi” de Artes Visuais 2021. Poderão participar artistas, maiores de 18 anos, residentes há, no mínimo, dois anos na cidade, com trabalhos nas áreas de fotografia, pintura, gravura, desenho, videoarte/videoinstalação, performance, objeto e escultura.

O objetivo da iniciativa é estimular e difundir a produção dos artistas visuais, além de reunir, fomentar e promover o intercâmbio entre os mesmos, propiciando a reflexão e o aprendizado.

Serão premiados até cinco trabalhos, no valor individual de R$ 5 mil. Cada artista poderá inscrever somente um trabalho original, produzido em 2019 ou 2020, datado e inédito. Ou seja, uma obra que não tenha participado de exposições e premiações anteriormente.

A avaliação será feita por três profissionais da área de artes visuais, devidamente cadastrados no Edital de Credenciamento Permanente de Peritos nº 10/2019. A seleção das obras será realizada em duas etapas: Análise e pré-seleção, por meio do material inscrito, e Premiação, mediante exame das obras originais. Os critérios da Comissão Julgadora serão os seguintes: currículo (2 pontos); portfólio (2 pontos); proposta da obra, incluindo suas características estéticas e a solução técnica (3 pontos); e relação da obra com as questões da contemporaneidade (3 pontos).

Os artistas vencedores terão que oferecer, no prazo de 12 meses, a partir da data da premiação, uma contrapartida cultural/social, visando garantir o amplo acesso da população, de forma descentralizada, às variadas atividades culturais, assim como a formação artística e cultural da comunidade. As obras premiadas passarão a integrar o acervo da Secretaria da Cultura.

A exposição dos trabalhos vencedores será realizada em espaço e períodos a serem definidos pela Secretaria da Cultura. Ainda, outros trabalhos ou conjunto de trabalhos desses artistas premiados poderão participar da mostra, caso complementem as obras vencedoras, se a Comissão Julgadora achar necessário, e em comum acordo com o artista.

Para participar, os artistas visuais deverão apresentar os seguintes documentos: cópia do documento de identidade, cópia do comprovante de residência em nome do proponente (com até três meses da data de emissão), portfólio, currículo, ficha de inscrição devidamente preenchida, termo de cessão de uso preenchido e assinado, proposta da obra com texto explicativo, ficha técnica, além de uma a cinco fotos do trabalho.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 28 de setembro, de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), localizado na Avenida Afonso Vergueiro, s/nº, no Jardim Maylasky, no Centro. Mais informações podem ser obtidas no edital a ser publicado na Imprensa Oficial do Município desta quinta-feira (26) ou pelo e-mail: mefs@sorocaba.sp.gov.br.