Cultura

O Museu Estrada de Ferro Sorocabana

O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana foi constituído em março de 1997, no governo estadual de Mário Covas, em uma parceria entre a FEPASA, a Prefeitura Municipal de Sorocaba e o Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo, com o apoio do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico de Sorocaba e a Fundação de Auxílio ao Preso – FUNAP.

Uma das casas, que à época foi utilizada por Engenheiros da Sorocabana, foi cedida à Prefeitura e restaurada para abrigar a exposição permanente, com objetos doados para o acervo. O Museu foi inaugurado em 29 de Novembro de 1997, com a presença de autoridades do Estado e da Prefeitura Municipal de Sorocaba. A criação do Museu fez parte do Programa de Regionalização dos Museus Ferroviários desenvolvido pelo Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico.

Em 02 de Abril de 2002, o Secretário Adjunto de Cultura, Senhor Sérgio Barbour assinou documento que cedia a administração geral do Museu, em caráter precário, à Prefeitura Municipal de Sorocaba.