Cultura

Rodas de Conversa

Secult realiza Rodas de Conversa sobre Cultura em outubro

Serão 14 encontros que farão parte da fase de levantamento de diagnóstico para elaboração do Plano Municipal de Cultura.

A Secretaria da Cultura de Sorocaba (Secult) realiza entre os dias 1 e 19 de outubro, 14 Rodas de Conversa sobre Cultura, como parte da fase de levantamento de diagnóstico para a elaboração do Plano Municipal de Cultura. Os encontros serão promovidos pelo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e reunirão personalidades das mais variadas áreas da cultura para falar sobre os temas Cultura Popular, O que é Cultura, Artes Visuais, Arte Urbana, Artes Cênicas – Dança, Artes Cênicas –Teatro, Artes Cênicas – Circo, Movimento Negro, Música Erudita e Instrumental, Música – Cena Contemporânea, Música Brasileira, Patrimônio Histórico e Cultural, Literatura e Audiovisual. O objetivo das conversas é recordar o contexto histórico de cada área, qual seu divisor de águas, qual o seu legado, a cena contemporânea e um vislumbre do futuro, como forma de realizar um registro qualitativo da Cultura em Sorocaba. Os temas, bem como os participantes de cada roda, foram definidos pelo Conselho Municipal de Política Cultural, que escolheu nomes que tiveram ou têm papel representativo na cena histórica e contemporânea de cada área. Todas as Rodas de Conversa serão abertas para a participação do público.

Os encontros terão entre 3 e 8 participantes e sempre serão mediados por um dos integrantes, que fará a intermediação da conversa. As Rodas de Conversa serão gravadas e os registros arquivados em versões integrais, e com recortes, que farão parte do Sistema de Informações e Indicadores Culturais. “Este sistema é o conjunto de instrumentos de coleta, organização, análise e armazenamento de dados a respeito da realidade cultural do município. A partir dos dados que serão levantados, qualitativos e quantitativos, iremos alimentar os indicadores que sinalizarão as ações e estratégias que serão definidas na Conferência de Cultura para o Plano Municipal de Cultura”, explica o diretor de Projetos Culturais da Secult, Régis Massarotto.

Além das Rodas de Conversa, a Secult também fará o levantamento qualitativo de dados por meio da gravação de vídeos individuais, com diversos personagens importantes da cena cultural sorocabana e pelo registro textos, que serão escritos por colaboradores das áreas da cultura. O levantamento quantitativo dos dados será feito por meio de uma plataforma de Mapeamento Cultural, ferramenta que está em fase final de testes para lançamento.  Após o levantamento de dados, a Secult realizará a 5ª Conferência Municipal de Cultura, com reuniões setoriais e discussões territoriais sobre a cultura no município. Na Conferência serão traçadas as diretrizes que farão parte do Plano Municipal de Cultura, documento que será elaborado pela Secult e pelo Conselho Municipal de Política Cultural, delineando as ações e metas para a área pelos próximos 10 anos. “Todo processo deve e tem que envolver uma grande participação popular, para que possa ser o mais colaborativo e participativo possível”, ressalta Régis.

Para ver a programação CLIQUE AQUI

As atividades acontecerão sempre a partir das 19h na Biblioteca Infantil Municipal- Rua da Penha, nº 673 – Centro.

Outros nomes deverão ser confirmados até a data das rodas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3212-7280 ou pelo  e-mail.