Abertura Salão Nacional de Fotografia

Salão Nacional de Fotografia abre ao público

Exposição conta com centenas de imagens vindas de diversos locais do país

Cerca de 50 fotógrafos, de cinco estados brasileiros, participam do Salão Nacional de Fotografia, evento que ocorre em parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo de Sorocaba (Secultur) e e o Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba, e abre amanhã, às 20h, no Chalé Francês. Neste ano o homenageado é o fotógrafo Teófilo Negrão Duarte e a entrada é gratuita.

No total foram selecionadas 137 imagens, de tema livre, que ficarão expostas uma parte no Chalé Francês, e outra na Biblioteca Municipal, a partir de terça-feira. “É uma ótima chance de conhecer outros lugares e olhares, pois há uma diversidade de imagens e técnicas e há participantes das mais diversas regiões do país”, falou o secretário da pasta e também fotógrafo, Werinton Kermes, lembrando que foram recebidas inscrições tanto de estados como São Paulo e Rio de Janeiro, como também de mais distantes como Bahia, Ceará, Pernambuco e Amapá.

As imagens selecionadas trazem tanto cenas cotidianas como um dia de chuva, festejos religiosos, alguém lendo jornal, um pai com o filho, como paisagens e figuras abstratas. As fotos estão impressas em 30×45 centímetros e há imagens coloridas e também em P&B. A partir de sábado, os interessados também poderão ver as imagens selecionadas no site da Secultur: cultura.sorocaba.sp.gov.br, no link do Salão Nacional de Fotografia.

Intercâmbio cultural

Como lembrou Kermes, o salão consta no calendário oficial da cidade, através de uma Lei Municipal (Lei nº 69/2000), de autoria do vereador Gabriel Bitencourt. Assim, retomá-lo depois de um hiato de dois anos é uma forma de fazer valer a legislação, mas também de provocar fotógrafos amadores e profissionais a registrar o cotidiano por meio da arte. “A ideia é essa mesma, de ter um bom panorama da produção artística local, regional e nacional”.

Para o presidente do Grupo Imagem, Edeson de Souza, é uma alegria ter a possibilidade desse intercâmbio com outros fotógrafos de diversas partes do país. “Estávamos realizando o salão sem a parceria do Poder Público, o que dificultava as ações. Agora, fazendo valer a lei, o evento ganha outra dimensão”, pontuou.

Souza também reforçou o caráter de lembrança e reconhecimento do salão, que já homenageou nomes como Rogick Vieira, Adolfo Frioli, Paulo Santos e outros fotógrafos sorocabanos. “A ideia é sempre homenagear alguém em vida, e este ano trazemos o Teófilo, um dos mais importantes e antigos fotógrafos sorocabano em atuação”.

Serviço: A abertura do Salão Nacional de Fotografia acontece sexta-feira (18), às 20h, no Chalé Francês, que fica no Jardim Maylasky, na avenida Afonso Vergueiro, em frente à antiga estação ferroviária. A entrada é gratuita e aberta à população.