Cultura

Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba

10º SALÃO NACIONAL DE FOTOGRAFIA DE SOROCABA “Paulo Roberto Lipparotti”

REGULAMENTO

1) O Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba “Paulo Roberto Lipparotti” é promovido pelo Prefeitura Municipal de Sorocaba e Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba, destina-se a estimular o interesse pela fotografia, em todas as suas formas, seja ela digital ou analógica. Tem caráter exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorteio ou pagamento, nem vínculo à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço e terá as inscrições abertas em todo o território nacional.

2) O Concurso é aberto a fotógrafos profissionais e amadores, brasileiros e estrangeiros radicados no Brasil, sem limite de idade. A participação no presente concurso caracteriza por si a aceitação por parte dos participantes de todos os termos e condições deste regulamento. Não haverá taxa de inscrição para participação no concurso de seleção das fotografias.

3) O Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba “Paulo Roberto Lipparotti” que terá o tema: “Belezas da sua cidade” cidades vizinhas ou onde você passar.

Sobre o homenageado

Paulo Roberto Lipparotti, natural de Ponta Grossa, PR, 53 anos, morador de Sorocaba desde 1962, iniciou sua carreira em 1977 no Foto Navarro, em 1980 começou seu próprio negócio a Paulicolor na Rua Monsenhor João Soares, onde ficou por três anos, depois mudou-se para Rua José Bonifácio e está há mais de 30 anos estabelecido na Rua Miranda de Azevedo, Sorocaba, SP.

Sobre o tema:
“As cidades do Brasil têm muitas belezas naturais, arquitetônicas, costumes, tradições e pessoas, que são verdadeiros cartões postais e atraem muitas pessoas. Esse ano é o tema do Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba. Valem registros dos tradicionais pontos turísticos de sua cidade ou outras cidades que tenha visitado e fotografado, até aqueles lugares escondidos, que poucas pessoas conhecem, Cultura, costumes, tradições e seus habitantes. ” “A felicidade de um povo – dizia Vilanova Artigas – se mede pela beleza de sua cidade”.
4) O objetivo do Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba “Paulo Roberto Lipparotti” é provocar fotógrafos amadores e profissionais a registrar o tema por meio da arte; apresentar à população as obras selecionadas para assim divulgar e as belezas das cidades brasileiras.
5) O concurso terá categoria única, podendo ser inscritas fotografias em preto e branco ou coloridas, realizadas de forma digital, desde que se enquadrem no tema proposto.
6) A inscrição será totalmente gratuita e cada participante poderá concorrer com até 06(seis) fotografias em formato digital, no tamanho 30x45cm, com resolução mínima de 5mb, e o nome do arquivo deverá ser escrito da seguinte forma NOME_SOBRENOME_DATA (Nome e sobrenome do fotógrafo, a data referente ao dia que a foto foi tirada), sob pena de desclassificação.

7) No ato da inscrição deverá o participante enviar uma única ficha de inscrição devidamente preenchida e digitalizada onde deverá constar o nome completo do fotógrafo, Nome para divulgação. Seu endereço, telefone e e-mail para contato, cidade, estado, e para cada foto informar o local em que a fotografia foi registrada e título (opcional) para ser colocado na exposição.

8) Os trabalhos, devidamente identificados e acompanhados da ficha de inscrição, deverão ser enviados pelo e-mail: salaonacional@grupoimagem.org.br de 18 de junho a 18 de agosto de 2018 e valerá a data de envio do e-mail.
9) Ao autor da fotografia se reserva o direito autoral sobre as imagens enviadas. À organização se reserva apenas o direito de uso das imagens vencedoras e classificadas para fins de divulgação do Salão, pelo período máximo de 24 meses. Nenhuma imagem será utilizada para qualquer fim que não seja relativo à divulgação do Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba.
10) Os membros das entidades organizadoras, curadores e envolvidos com a organização do concurso, jurados ou pessoas diretamente envolvidas com os jurados estão proibidos de participar, tanto quanto seus familiares de primeiro, segundo e terceiro grau.
11) As obras inscritas serão submetidas à comissão de seleção composta por 3 (três) fotógrafos profissionais, renomados de Sorocaba e região, cujas decisões serão definitivas e irrecorríveis.

12) Todos os participantes selecionados para Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba “Paulo Roberto Lipparotti” receberão certificado de participação e não haverá premiação de qualquer natureza.

13) A ficha de inscrição e a relação das fotografias aprovadas na fase de seleção estarão disponíveis no site: www.grupoimagem.org.br.
14) Fica a critério do Júri a seleção das fotos que serão expostas durante o Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba “Paulo Roberto Lipparotti”. Que acontece de 31 de agosto à 14 de setembro de 2018, em vários espaços culturais da cidade. Abertura na FUNDEC, as 20h do dia 31/08/2018.

15) Todos aqueles que inscreverem para participar deste concurso cultural assumem particular, pessoal e exclusivamente, toda e qualquer responsabilidade, civil e/ou criminal, relacionada com pessoas, animais e/ou objetos retratados na obra, decorrentes da concepção, criação ou divulgação da imagem inscrita, excluindo de tais responsabilidades todos os organizadores: Prefeitura de Sorocaba e o Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba.

16) A assinatura da ficha de inscrição implica na aceitação na íntegra dos termos deste Regulamento. Os casos que não constam e não previstos no presente regulamento serão resolvidos, soberanamente, pela Comissão Organizadora do Salão de Fotografia de Sorocaba.
Sorocaba, de junho de 2018.