Cultura

O Museu Histórico Sorocabano

Para eternizar a memória e a História Sorocabana, o Museu Histórico Sorocabano nasceu no dia 03 de Março de 1954, com o ímpeto cosmopolita e proximista de nossa comunidade nas relações humanas que permearam o desenvolvimento de nossa Cidade.

Em Sorocaba, as discussões sobre a preservação da memória se iniciaram lideradas pelo professor Renato Sêneca de Sá Fleury, acompanhado dos historiadores Aluísio de Almeida e Antônio Francisco Gaspar, reunindo, através de campanha pública, o seu primeiro acervo de peças, que foram expostas em algumas salas do Gabinete de Leitura Sorocabano e, posteriormente, em um Casarão na Rua Padre Luiz, iniciando efetivamente suas atividades dentro das comemorações do III Centenário de Fundação de Sorocaba.

O Museu Histórico Sorocabano (MHS) se define como um espaço para preservar a memória da cidade e das pessoas que ajudaram a construí-la, focando no resgate do legado de nosso povo.

Com a inauguração do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, o Museu Histórico Sorocabano se instalou no Casarão que fica dentro do parque, onde permanece até hoje. A área onde está o Zoológico Municipal pertencia à tradicional família sorocabana Prestes de Barros, que doou o terreno à Prefeitura de Sorocaba, que o transformou em zoológico.

A principal finalidade do Museu Histórico Sorocabano é colecionar, conservar e apresentar em exposições para fins de estudo, educação, contemplação e recreação, objetos, pinturas, esculturas e documentos de significação histórica para a cidade de Sorocaba e sua região.