Cultura

Galeria Scarpa

Surgiu quando da ocupação do prédio pela Secretaria de Cultura em 2006, que ali promoveu exposições individuais e coletivas de artistas de Sorocaba e região.
Em 2014, sediou uma das etapas do Frestas – Trienal Internacional de Artes de Sorocaba, organizada pelo SESC Sorocaba. Após o evento a Secretaria da Cultura recebeu do SESC toda a estrutura de divisórias e mobiliário adequados a manutenção de uma programação expositiva.

Repensando o potencial do espaço, a Secretaria de Cultura organizou uma regulamentação para uso gratuito do espaço pelos artistas sorocabanos, com a proposta de serem abertos editais de chamamento para ocupação do local, através de uma agenda continuada de exposições.

A Galeria Scarpa já sediou a Exposição resultante da segunda Residência Artística realizada pelo Fundo Social de Solidariedade – FSS e Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba – MACS, durante o mês de Maio de 2015.
Em agosto, durante as comemorações do aniversário da cidade a Galeria recebeu a Exposição “Em Primeira Pessoa”, como parte das comemorações dos 361 anos de Sorocaba.

CRIAÇÃO DA “GALERIA MUNICIPAL DE ARTE SCARPA”:

DECRETO Nº 21.925, DE 26 DE AGOSTO DE 2015.