Cultura

3ª FEIRA CRESPA 2016

A programação gratuita da terceira edição da Feira Crespa (Comunidade de Representantes e Empreendedores da Sorocaba Preta), será realizada no dia 20 de novembro, das 11h às 21h, no Parque dos Espanhóis, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. A data marca o aniversário da morte de Zumbi, líder da revolução do Quilombo dos Palmares, marco da luta pelos direitos dos negros no Brasil.

Promovida pela Coordenadoria da Igualdade Racial da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Secretaria da Cultura (Secult), o objetivo principal da Feira Crespa é agregar os empreendedores afrodescendentes de Sorocaba, dando visibilidade a sua arte, profissão e colaboração social, além de promover o conhecimento e a valorização da cultura negra na cidade.

Durante o evento a população poderá conferir gratuitamente o trabalho de artistas da cidade: Cintia Ribeiro (bijuterias); Afro Art’s (corte de cabelo); Ateliê Souzas (quadros e bijuterias); Salão de Cabelereiro Ebanus (tranças, dreads e flores); Tatyana Luis (flores em tecido); Cia Abayomi’n (cadernos personalizados, tiaras, turbantes, bijuterias e xequerês); Hercília de Oliveira (artesanato em geral); Ademir Santos Vitor Silva e  (poemas literários); SOS English – Lourival Sampaio (escola de inglês);  (pinturas a óleo sobre tela, sobre madeira, aquarelas e cartões fotográficos); Pauliana (maquiagem); Vlad Ar’ts (desenho artístico); Tatyana Luís (flores artesanais); Casé Artista Plástico (pintura a óleo e pastel seco); Alfredo (artesanato em geral); Cinara (produtos para emagreimento); Elise (artesanatos natalinos); Eron (artesanato de capoeira); Marcinha (patchwork); Lisa e Jesus (artesanato com penas, espinho de porco espinho e exóticos).

PROGRAMAÇÃO

11h – apresentação de Capoeira Nacional, mestre Falcon, com a graduada Amanda;

12h – apresentação musical com Tia Nãna com vozes do Samba;

11h e às 18h – O público poderá participar da oficina de turbantes com Nega Gy. O objetivo da atividade é ensinar a técnica de amarrações variadas, valorizando o uso de turbantes e promovendo o embelezamento e o resgate da identidade negra.

13h – Jeeh e Jake Moraes, da Cia Abayomi’n  ministrará uma oficina sobre dança afro brasileira com o intuito de disseminar a arte da dança por meio do estilo musical, uma fusão rítmica do Djembe e danças dos Orisas;

11h às 17h30 –  pintura solidária, apresentação de skate (poderão participar quem tiver seus equipamentos de segurança), oficina de maquiagem, limpeza de óculos, tranças, dreads e corte de cabelo;

15h – show de samba e pagode com o Grupo Balakogê;

16 h – apresentação do Projeto Percussivo FAAMQUI 28 de Setembro de Sorocaba, sob o comando do maestro Fabio Marrom;

16h45 – apresentação da Família Pereira;

18h – Desfile África Crespa organizado por Deborah Cristina e colaboração de Daniela Américo especialista em make afro. Participação de modelos de todas as idades e biotipos físicos, as modelos se apresentarão com roupas em estilos diferenciados e para finalizar um casal de noivos com moda afro.

19h – apresentação  do Salada Samba Rock;

20h – apresentação da Banda Zumbalanço.

Local:
Parque dos Espanhóis
Rua Campos Salles, s/nº – Pinheiros