Cultura

Relatório Pré-Conferência

PRÉ-CONFERÊNCIA

16 DE JANEIRO DE 2016

PROGRAMAÇÃO

08:00 – 09:00: Credenciamento

09:00 – 09:30: Abertura

09:30 – 10:00: Palestra MINC

10:00 – 10:30: Palestra Secretaria do Estado

10:30 – 11:30: Mesa redonda – Cultura e Democracia

11:30 – 12:00: Apresentação do Plano – Grupo Gestor

12:00 – 12:30: Alinhamento/instrumentos dos Grupos de Trabalho

12h30 – 14:00: Almoço

14:00 – 18:00: Reunião dos Grupos de Trabalho

CONVIDADOS

Secretaria de Estado da Cultura: Osterno Antônio de Souza – Assessor Técnico da Secretaria de Estado da Cultura.

Ministério da Cultura: Gil Marçal – Chefe da Representação Regional São Paulo do Ministério da Cultura.

Ministério da Cultura: Henry Durante – Representação Regional São Paulo do Ministério da Cultura.

Mesa Redonda – “Cultura e Democracia”:

Profa. Dra. Dulcinéia de Fátima Ferreira – Professora Adjunta da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar – Campus Sorocaba). Doutora (2006) e Mestre (1999) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/SP (UNICAMP). Pedagoga pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Moema- São Paulo – (1988). É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Comunidade e movimentos Sociais (GECOMS – UFSCar – Sorocaba) e participa como colaboradora do Grupo de pesquisa Tecnologias e processos de subjetivação (UNESP – Rio Claro – SP). Realiza trabalhos de Ensino Pesquisa e extensão vinculados ao Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) e ao Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEd – Campus Sorocaba). Eixos temáticos: Educação, política e processos de subjetivação, Educação e Cultura Popular; Educação de Jovens e Adultos, Educação como prática da liberdade.

Prof. Dr. Dennis de Oliveira – Professor associado da Universidade de São Paulo (USP), Chefe do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, coordenador científico do Centro de Estudos Latino Americnaos sobre Cultura e Comunicação (Celacc). Professor do Programa de Pós Graduação em Integração na América Latina (Prolam) e de Mudança Social e Participação Política (Promuspp – USP Leste). Coordenador do curso de especialização em Gestão de Projetos Culturais. Coordena o projeto de pesquisa “Movimentos sociais, cultura, comunicação e território” apoiado pelo CNPq. Autor das obras “Comunicação e cultura na América Latina – integrar para além do mercado”; “Mídia, cultura e violência” e “Globalização e racismo no Brasil”. Diretor geral da empresa Dikamba – Editorial e Projetos Culturais.

Thiago Consiglio (mediador) – Integrante do Grupo Gestor da 5ª Conferência Municipal de Cultura, jornalista e produtor audiovisual, atualmente é realizador independente e assessor de comunicação do grupo Trupé de Teatro.

NÚMERO DE PESSOAS PRESENTES

– 169 pessoas estiveram presentes durante as palestras, sendo 62 inscrições realizadas no dia da Pré-Conferência.

Número de pessoas por grupos de trabalho/eixo:

  • Eixo 1: 16 pessoas;
  • Eixo 2: 15 pessoas;
  • Eixo 3: 40 pessoas;
  • Eixo 4: 12 pessoas;
  • Eixo 5: 17 pessoas;
  • Eixo 6: 21 pessoas.