Casa de Aluísio de Almeida


A Casa de Aluísio de Almeida, sede do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, atualmente está constituída de dois pavilhões.

A Casa propriamente dita patrimônio histórico, foi construída na década de 1930, pelo coronel Aníbal Castanho de Almeida, pai do sacerdote Luiz Castanho de Almeida.

Nela viveu, até 1981, o Monsenhor Castanho, carinhosamente conhecido por Padre Castanho e pelo pseudônimo de escritor “Aluísio de Almeida”. Nesse local por iniciativa do historiador, foi fundado em 3 de Março de 1954 o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba-IHGGS.

Na Casa além das reuniões e debates sobre a história e ciências congêneres da nossa região também foi lugar onde se produziu parte do conhecimento que Sorocaba hoje dispõe. Com o pseudônimo de Aluísio de Almeida, o sacerdote e historiador teve seu nome conhecido a nível nacional por contribuições literárias a jornais, revistas e biografias voltadas à História.

Seus artigos sobre folclore, história, costumes, genealogia, religião entre outros, são referência a pesquisadores e estudiosos. Deixou 22 livros editados além de alguns inéditos. Suas obras podem ser encontrada nos arquivos do IHGGS localizado na Casa de Aluísio de Almeida que também preserva em seu acervo, alguns objetos e mobiliário pertencentes ao historiador, além de manuscritos, livros e artigos originais que contam a História de Sorocaba.