Mostra Brasil Afro de Sorocaba


Edital SECULTUR nº 06 de 02 de abril de 2018

A Mostra Brasil Afro é promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo de Sorocaba e o Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba.

A Mostra tem por finalidade levar ao público uma parcela significativa da produção fotográfica do país, além de possibilitar o intercâmbio entre os fotógrafos dos diversos estados brasileiros, bem como divulgar os novos talentos nacionais da área da fotografia.

1) A mostra fotográfica que tem como tema “Brasil Afro”, cujo objetivo é provocar fotógrafos amadores e profissionais a registrar hábitos, costumes e tudo que se refere à cultura afro, bem como os próprios afros descendentes. Como forma de reconhecimento, a Mostra homenageia Rosângela Alves, Olga Domingos Camilo e Luiz Eduardo de Toledo, pelos seus trabalhos e dedicação à causa.

2) A mostra terá uma única categoria, podendo ser inscritas fotografias em preto e branco ou coloridas, realizadas de forma digital, desde que se enquadrem no tema proposto.

3) A inscrição será totalmente gratuita e cada participante poderá enviar com até 06 (seis) fotografias em formato digital, no tamanho 30x45cm, com resolução mínima de 5mb, e o nome do arquivo deverá ser escrito da seguinte forma NOME_SOBRENOME_DATA (Data referente ao dia em que a foto foi tirada), sob pena de desclassificação.

4) As fotografias serão selecionadas por um júri nomeado pela Comissão Organizadora, composto por pessoas reconhecidas no meio fotográfico. As decisões do júri serão soberanas e irrecorríveis.

5) Os participantes selecionados para a Mostra Fotográfica Brasil Afro receberão certificado de participação.

6) No ato da inscrição deverá o participante enviar uma única Ficha de Inscrição devidamente preenchida e digitalizada, na qual deverá constar o nome completo do fotógrafo, seu endereço, telefone e e-mail para contato, cidade, estado, local em que a fotografia foi registrada e título (opcional) para ser colocado na exposição.

7) Os trabalhos, devidamente identificados e acompanhados da Ficha de Inscrição, deverão ser enviados pelo e-mail: brasilafro@grupoimagem.org.br a partir da data de publicação deste edital até 03 de maio de 2018, sendo consierada a data de envio do e-mail.

8) Ao autor da fotografia se reserva o direito autoral sobre as imagens enviadas. À organização se reserva apenas o direito de uso das imagens classificadas para fins de divulgação da mostra, pelo período máximo de 24 meses. Nenhuma imagem será utilizada para qualquer fim que não seja relativo à divulgação da Mostra Brasil Afro de Sorocaba.

9) Os membros das entidades organizadoras, curadores e envolvidos com a organização do concurso, jurados ou pessoas diretamente envolvidas com os jurados estão proibidos de participar, tanto quanto seus familiares de primeiro, segundo e terceiro grau.

10) As obras inscritas serão submetidas à comissão de seleção e premiação composta por 3 (três) fotógrafos profissionais, renomados de Sorocaba e região, cujas decisões serão definitivas e irrecorríveis.

11) As fotografias selecionadas serão expostas na no Chalé Francês, Avenida Doutor Afonso Vergueiro, 280 – Centro, Sorocaba – SP, CEP: 18.035-370 no período de 12 a 31 de maio de 2018, bem como exposição virtual nos sítios www.grupoimagem.org.br e www.sorocaba.sp.gov.br.

12) A organização da Mostra fará uma ampla divulgação com os nomes de todos os participantes, visando estimular e valorizar a arte fotográfica.

13) A participação na Mostra Fotográfica Brasil Afro implica na aceitação do presente regulamento.

14) Todos que inscrever sua fotografia para participar deste Concurso assumem particular, pessoal e exclusivamente, toda e qualquer responsabilidade, civil e/ou criminal, relacionada com pessoas, animais e/ou objetos retratados nessa obra, decorrentes da concepção, criação ou divulgação da imagem inscrita, excluindo de tais responsabilidades seus organizadores.

Faça sua inscrição clicando aqui: Ficha de Inscrição